Tanques industriais: equipamentos essenciais para as indústrias

homem manipulando tanques industriais

Tanques industriais são um dos equipamentos que podem ser encontrados nas indústrias com maior facilidade. Isto não é à toa. Como são feitos em vários materiais e possuem diferentes aplicações, seu uso se estende a inúmeros nichos, como o farmacêutico, alimentício, agropecuário, de manufaturas e de tratamento de água. Neste artigo, falaremos mais sobre este equipamento, abordando desde os materiais com os quais podem ser construídos até onde encontrá-lo.

Do que são feitos os tanques industriais?

Conforme o uso a que se destinam, tanques industriais são feitos de diferentes materiais. Isto porque cada um tem características específicas, relacionadas principalmente à durabilidade, resistência à corrosão, facilidade de manutenção e gama de compostos com os quais é compatível. Abaixo, você conhecerá melhor estes materiais.

Polipropileno

Polipropileno é um termoplástico leve e durável que é mais denso, mais rígido e mais forte que o polietileno e também tem um alto ponto de fusão. Devido à sua alta rigidez e boa resistência estrutural, o polipropileno pode ser facilmente usado na fabricação de tanques industriais por meio de vários processos de soldagem usando ar quente, extrusão e equipamentos de fusão.

Como resultado das muitas características benéficas do polipropileno, os tanques fabricados a partir deste material são ideais para uma variedade de aplicações e estão sendo cada vez mais utilizados nas usinas de processamento de aço.

Aplicações adicionais de tanques de polipropileno incluem o armazenamento de água potável e uma grande variedade de produtos químicos (de leves a agressivos), incluindo o sulfeto de hidrogênio, ácido oleico, soluções fotográficas, carbonato de potássio e hidróxido de magnésio.

Aço inoxidável

Tanques de aço inoxidável são dispositivos de armazenamento usados para conter uma gama de substâncias. Muitas indústrias usam tanques de aço inoxidável para armazenar compostos como produtos químicos, gases, alimentos, água e materiais a granel.

O aço inoxidável é o material preferido de muitas indústrias para a produção de tanques de armazenamento devido à sua relativa facilidade de uso e flexibilidade. Ele também é valorizado por sua capacidade de prevenir a corrosão, o que o torna a substância ideal para armazenar materiais perigosos. Ademais, o aço inoxidável é popular por sua capacidade de resistir a temperaturas extremas.

Mesmo assim, os tanques deste material são vulneráveis a entortar e a vazamentos, especialmente durante as etapas de construção e transporte.

Fibra de vidro

Tanques de fibra de vidro (ou plástico reforçado com fibra de vidro) são usados principalmente para armazenar água. Estes tanques devem ser fabricados com um revestimento de grau alimentar em sua superfície interior.

Tal revestimento é curado antes que os tanques sejam inseridos nas rotinas de processos industriais. Uma vantagem da fibra de vidro é que ela é muito rígida. Isso significa que as paredes do tanque podem ser relativamente finas para controlar a pressão da água.

No entanto, a desvantagem deste material muito rígido é que ele pode ser pouco durável, sendo propenso a rachaduras e vazamentos.

Concreto

Os tanques de concreto são uma escolha popular em áreas urbanas, semiurbanas e rurais. Adequados tanto para instalação acima do solo quanto para o subsolo, eles podem ser adquiridos completos (já montados), ou ser derramados no local de utilização.

Tanques industriais em concreto são frequentemente utilizados para armazenar imensas quantidades de água.

Tipos de tanques industriais

Os tanques industriais podem ser divididos em 2 principais grupos: tanques de armazenamento e tanques de mistura.

Tanque de armazenamento

Um tanque de armazenamento é um tanque usado para manusear e armazenar diferentes substâncias, como gases, líquidos, produtos químicos e petróleo.

A origem desses contêineres remonta ao início da história da indústria. Eles evoluíram ao longo dos anos conforme novos setores industriais foram surgindo. Como cada novo setor lidava com vários compostos e metodologias de processamento, existem tanques de armazenamento com diferentes medidas, tipos e aplicações.

image

Tanque de mistura

Um tanque de mistura, ou misturador, é um recipiente usado para misturar vários componentes. Este tipo de tanque industrial é geralmente projetado para misturar líquidos que possuem diferentes linhas de encanamento canalizadas.

Enquanto os líquidos são misturados neste tanque, eles também são transferidos para os dutos sob sua estrutura. Misturadores são feitos, principalmente, em polipropileno.

image 1

Onde encontrar tanques industriais?

Com a Mixtura, você poderá facilmente encontrar tanques industriais de armazenamento ou mistura que atendam às suas necessidades.

Trabalhamos com tanques em polipropileno, com capacidade de 20 a 50.000 litros. Confidencialidade, comprometimento com prazos e garantia de qualidade são os pilares que sustentam nossos projetos. Ainda, saiba que caso a demanda da sua indústria seja muito específica, nossa solução de projetos personalizados poderá atendê-la.

Entre em contato com nossos especialistas e encontre a solução ideal para sua indústria!

Como podemos Ajudar?

Clicando em "Enviar" eu aceito os termos de uso e política de privacidade