É comum que responsáveis por indústrias de diferentes setores se questionem sobre qual o melhor tipo de tanque de armazenagem. Diferentes materiais inferem características diferentes aos tanques.
Não podemos dizer que um tanque seja melhor que o outro, uma vez que o uso de cada um deles dependerá das necessidades de sua empresa.
Para esclarecermos mais essa questão, ao longo deste artigo analisaremos as características dos materiais que constituem os tanques de aço e de polipropileno (PP), bem como indicações de uso para cada tanque.
O que é o aço?
O aço é um elemento poderoso, existente em vários graus distintos e mantendo composições químicas exclusivas.
Mesmo com as propriedades do aço e suas diferentes ligas sendo tão variáveis, há algo em comum a todos os tipos de aço: eles são compostos por ferro e carbono.
Então, o que diferencia um tipo de aço do outro?
A diferença real começa quando outros elementos químicos entram em cena.
A durabilidade e a resistência do aço são determinadas por aqueles elementos adicionados à liga principal (como manganês e fósforo), que são introduzidos durante sua formulação e determinam sua categoria para aplicações específicas.
Aço Inoxidável
Os outros tipos de aço são importantes para o nosso dia a dia e estão presentes em ferramentas, peças automotivas, utensílios domésticos, etc. No entanto, em relação aos tanques de armazenamento, há um tipo de aço que se destaca: o aço inoxidável, também conhecido como inox.
Boa parte dos tanques de armazenamento são feitos deste material. O aço inoxidável é o tipo de aço mais conhecido pela população como um todo.
Esse tipo de aço é brilhante e geralmente contém cerca de 10 a 20% de cromo (que é o principal elemento em sua liga) em sua composição.
Essa combinação permite que o inox seja resistente (mas não imune) à corrosão e possa facilmente moldado em diversos formatos.
Devido à sua fácil manipulação, flexibilidade e qualidade, o aço inoxidável pode ser encontrado em equipamentos cirúrgicos, utensílios domésticos, talheres e até mesmo implementado como revestimento externo para edifícios comerciais/industriais.
O que é o polipropileno?
O polipropileno é um tipo de resina polimérica termoplástica. Ele é constituído por carbono e hidrogênio.
Um dos benefícios de usar esse tipo de plástico é que ele pode ser útil em várias aplicações, incluindo tanques de armazenamento, podendo ser usado como plástico estrutural ou como plástico do tipo fibra.
O uso do polipropileno nas aplicações do dia a dia ocorre devido à versatilidade desse plástico.
Por exemplo, ele tem um ponto de fusão (a temperatura necessária para que o composto passe do estado sólido para o líquido) de 160 ºC.
Como resultado disso, este produto funciona muito bem para ser usado como recipiente de alimentos — as famosas marmitas — que vão no microondas ou para o trabalho em locais muito quentes.
O polipropileno também é fácil de ser personalizado.
Um dos benefícios que ele oferece aos fabricantes de diversos materiais é a possibilidade da adição de corantes à sua fórmula.
Deste modo, o polipropileno pode ser colorido de várias maneiras sem que sofra com a degradação de sua estrutura.
Escolhendo o tanque de armazenagem correto
Agora você conhece a diferença entre o aço e o polipropileno, então é hora de compararmos como estes materiais afetam os tanques de armazenamento.
Preço
Tanques de aço inoxidável são geralmente os tanques mais caros para se comprar — eles chegam a custar até o dobro do preço de um tanque de polipropileno.
Resistibilidade geral
O aço pode ser mais duro do que o plástico, mas a resistência dos tanques de aço inoxidável depende de quão bem eles foram fabricados e como as camadas das lâminas de aço foram unidas e fixadas na base do tanque.
Os tanques de polipropileno são mais resistentes a impactos e objetos rígidos.
Se um martelo cair em um tanque de polipropileno, literalmente ricocheteará; enquanto, se cair em um tanque de aço, o amassará.
Resistência à corrosão
O aço inoxidável, embora seja altamente resistente a manchas, ainda pode apresentá-las sob a forma de corrosão.
Quando se trabalha com tanques de aço inoxidável, eles devem ser mantidos longe do cloro e da água salgada do mar.
Mesmo tomando esse cuidado, pode ocorrer corrosão nas suas juntas, rebites ou parafusos, com possíveis consequências perigosas na qualidade das substâncias armazenadas em seu interior.
A soldagem incorreta dos tanques também pode acabar com o fator proteção no aço inoxidável, permitindo o aparecimento de ferrugem e corrosão.
Aqui, tanques de polipropileno têm uma grande vantagem, pois o plástico não enferruja.
Manutenção
Cuidados constantes devem ser tomados com tanques de inox. Frequentemente eles precisam ser enxugados e lavados com água doce.
Tanques de polipropileno exigem menos cuidados com a limpeza.
O uso de sistemas internos básicos de controle de resíduos dá conta do recado no tocante a eles.
Tanque de polipropileno ou tanque de aço?
Cada tipo de tanque tem suas vantagens. Enquanto o tanque de aço possui uma vida útil maior, tanques de polipropileno são muitos mais práticos, baratos e versáteis.
Eles exigem menos cuidados quanto à higienização, o que gera uma economia de recursos financeiros e de mão de obra.
Sendo assim, muitas pessoas o consideram a melhor opção de tanque de armazenagem.
Mas onde você pode encontrar tanques de PP?
Nós, da Mixtura, somos responsáveis pela fabricação e distribuição de equipamentos hidráulicos de alta qualidade.
Nossa linha de tanques de polipropileno contém exemplares em diversos tipos e formatos — certamente, um deles atenderá às suas necessidades.