Tanque de Armazenamento: o que é, para que serve e aplicações na indústria

tanque de armazenamento na fábrica

Os tanques de armazenamento são recipientes usados para conter líquidos orgânicos, líquidos não orgânicos e vapores. Eles podem ser encontrados em muitas indústrias. A maioria desses tanques é projetada e construída de acordo com a especificação API-650 do Instituto Americano de Petróleo.

Esses tanques podem ter tamanhos diferentes, variando de 2 a 60 m de diâmetro ou mais. Geralmente são instalados dentro de bacias de contenção para conter derramamentos em caso de ruptura do tanque.

Ao longo deste artigo, falaremos mais sobre os tanques de armazenamento e seu uso da indústria. Confira.

Aplicações do tanque de armazenamento

As indústrias onde podem ser encontrados tanques de armazenamento são: de produção e refino de petróleo, fabricação de produtos químicos e petroquímicos, armazenamento a granel e operações de transferência, bem como outras indústrias que consomem ou produzem líquidos e vapores.

Indústrias que lidam com substâncias biológicas frágeis em temperaturas muito baixas também podem trabalhar usando esses tanques.

Os tanques funcionam como grandes tubos, pois não têm entrada ou saída. Os tanques geralmente são cilíndricos e formam um ângulo de 90 graus com o solo. 

Regulamentos rígidos são mantidos durante sua construção, para garantir sua funcionalidade e preservar a integridade dos funcionários e instalações das fábricas que os utilizam.

Bombas são usadas para encher os tanques. Essas bombas trabalham com pressões muito baixas. Para esvaziá-los, é preciso destruir ou drenar seu conteúdo com o uso de mais bombas.

Trabalhando com baixas temperaturas

Tanques de armazenamento podem trabalhar com temperaturas muito baixas. Quando esse é o caso, eles são feitos de forma especial que visa minimizar o processo de cristalização do gelo junto com outros efeitos nocivos trazidos pelas baixas temperaturas. 

Equipamentos padronizados podem criar as condições certas para maximizar a produtividade dos tanques sob essas condições. Painéis de resfriamento personalizados ajudam a manter os requisitos definidos pelos órgãos de controle de qualidade.

Tipos de tanques de armazenamento

Existem oito tipos de tanques de armazenamento industrial usados ​​para armazenar substâncias.

Eles são os tanques de teto fixo, tanques de teto flutuante externo, tanques de teto flutuante interno, tanques com teto flutuante externo abobadado, tanques horizontais, tanques de pressão, tanques de espaço de vapor variável e os tanques de GNL (gás natural liquefeito).

Os tipos de tanque variam de acordo com sua forma (fundo cônico, fundo plano, topo aberto-fechado, cilindro vertical-horizontal), capacidade de retenção e medição.

Os primeiros quatro tipos de tanques são cilíndricos. Esses tanques estão quase exclusivamente acima do solo. 

Tanques horizontais podem ser usados ​​acima e abaixo do solo. 

Os tanques de pressão geralmente estão dispostos horizontalmente e têm formato esférico, o que os ajuda a manter sua integridade estrutural quando se trabalha com altas pressões. Eles estão situados acima do solo. 

Já os tanques de espaço de vapor variável podem ter formato cilíndrico ou esférico.

Benefícios de uso

Os benefícios dos tanques de armazenamento industrial são:

  • os tanques são perfeitos para armazenar amostras biológicas por longos períodos;
  • são altamente resistentes à corrosão;
  • têm alta durabilidade;
  • contam com técnicas de preservação de calor que reduzem a evaporação de substâncias;
  • sua tampa protetora evita colisões;
  • possuem tampas de bloqueio que protegem as amostras armazenadas neles;
  • podem ser feitos com materiais recicláveis;
  • são seguros de usar;
  • têm superfície rica em resina;
  • dispõem de alta confiabilidade;
  • contam com apoios de perna integrais, que levam estabilidade à sua estrutura.

Para que as indústrias contem com todos os benefícios providos pelos tanques de armazenamento, é necessário que estes estejam dentro dos devidos parâmetros de qualidade.

Do que é feito um tanque de armazenamento?

Estes são os principais materiais utilizados para confeccionar tanques de armazenamento.

Aço inoxidável

O aço inoxidável, também conhecido como inox, pode ser usado para fabricar tanques de armazenamento. Este material não sofre com os problemas relativos à ferrugem ou corrosão. No entanto, o custo de um tanque em aço inoxidável é significativamente maior do que o custo de outros tipos de tanques.

Concreto

Tanques de armazenamento feitos em concreto são amplamente utilizados na indústria de águas. Estes são os mais antigos entre os tipos de tanque de água.

Eles têm uma boa longevidade e são muito resistentes. Eles têm vários formatos, como circulares, retangulares, etc. Os tanques de concreto são feitos de concreto armado ou reforçado.

Fibra de vidro

Os tanques de armazenamento de fibra de vidro podem ter capacidades que variam até cerca de 300 toneladas. Eles são um dos materiais de produção mais populares para tanques de armazenamento subterrâneo, bem como acima do solo.

Eles trabalham bem com uma série de substâncias: desde produtos químicos industriais até a água, combustível e outros líquidos.

Uma qualidade relevante dos tanques de fibra de vidro é que eles são resistentes à corrosão externa e interna.

Polipropileno

O polipropileno é um termoplástico obtido pela polimerização do gás propileno. O polipropileno oferece um bom equilíbrio de propriedades térmicas, químicas e elétricas com resistência moderada.

Ele possui uma boa relação entre resistência e peso. Por ter uma superfície dura e de alto brilho, o polipropileno é ideal para ambientes onde existe a preocupação com o acúmulo de bactérias que podem interferir no fluxo de produção.

Agora que você conhece mais sobre os tanques de armazenamento, te convidamos a se aprofundar nos tanques de polipropileno. Eles são leves, práticos e seguros. Neste artigo, falamos mais sobre eles. 

Como podemos Ajudar?

Clicando em "Enviar" eu aceito os termos de uso e política de privacidade