Apesar de bastante conhecidas, as hélices possuem aplicações que fogem do conhecimento da maioria das pessoas. Elas constituem equipamentos essenciais para muitos setores industriais. Além de servirem como agentes de locomoção para embarcações e aeronaves, também atuam junto a tanques de mistura. Continue com a leitura do artigo para saber mais sobre as hélices e suas principais características
Do que são feitas as hélices?
As hélices são feitas de materiais resistentes à corrosão, pois são frequentemente utilizadas junto a substâncias que servem como potenciais aceleradores de corrosão. A maioria dos impelidores é constituída por uma liga de alumínio e aço inoxidável. Outros materiais populares utilizados são ligas de níquel, alumínio e bronze que são de 10 a 15% mais leves que outros materiais e têm maior resistência.
O processo de construção de uma hélice inclui a fixação de uma série de lâminas à sua estrutura central, por meio da soldagem ou forja. As lâminas forjadas são altamente confiáveis e têm maior resistência, mas são caras em comparação com as soldadas. O tipo mais comum de impelidor é construído por seções de superfícies helicoidais agindo juntas para girar seguindo a linha de um efeito parafuso.
Como funcionam as hélices?
Hélices são mais do que apenas peças decorativas; elas têm um papel importante que é similar ao de um parafuso.
Para empurrar um parafuso na parede, você aplica uma força de giro no sentido horário em sua parte superior, a “cabeça”, com a chave de fenda.
O sulco em espiral na superfície do parafuso converte a força de giro em uma força que empurra o parafuso para dentro da parede e o segura lá.
Mas suponha, por um momento, que você não queira manter o parafuso fixo… Se você fosse um besouro e quisesse atravessar uma parede de madeira longa, você poderia usar um parafuso na cabeça para fazer isso.
Você não precisaria de um parafuso ao longo de todo o comprimento do seu corpo: você poderia suprir essa necessidade com apenas um pequeno exemplar do objeto acoplado à sua cabeça, para atravessar a madeira na sua frente.
Agora suponha que você atravessou a madeira, e agora queira passar pelo ar. Não há razão para você não usar um exemplar de hélice exatamente da mesma maneira que usou o parafuso para movê-lo através do céu.
Na verdade, você seria uma mosca com uma hélice — e isso é praticamente o que os primeiros aviões eram. Aviões foram para o céu quando a humanidade descobriu como combinar asas e hélices movidas a motor para que elas pudessem fazer um objeto ir para frente e para cima, simultaneamente.
Uma hélice é uma peça que move corpos em determinado sentido e direção, através de um fluido (um líquido ou gás), quando gira em alta velocidade.
Embora funcione da mesma forma que um parafuso, parece um pouco diferente: geralmente tem duas, três ou quatro lâminas torcidas (às vezes mais) em torno dos ângulos de um eixo central impulsionado por um motor.
Aplicações industriais das hélices
As hélices são muito conhecidas por sua presença em helicópteros e barcos motorizados, mas seu uso estende-se a níveis industriais.
Em empreendimentos de diversos setores, as hélices são utilizadas junto a tanques de mistura para agitar substâncias (inclusive de diferentes propriedades, sem que ocorra a quebra de suas partículas) e convergir produtos para si.
Na Mixtura, dispomos de hélices industriais, feitas em aço inoxidável, para diversas finalidades. Consulte nossos modelos aqui.
Principais Hélices e suas funções
Hélice Naval
O Modelo de hélice naval é indicado para produtos com baixa viscosidade (abaixo de 2Pa.s), proporciona uma circulação axial no tanque e pode trabalhar com várias velocidades (RPM) distintas tornando-o ideal para a mistura de líquidos, suspensão de sólidos, transferência de calor dentre outras atividades.
Pá Inclinada (Turbina de Pás Retas ou Turbina de pás inclinadas)
A pá inclinada é usada para produtos mais viscosos e geralmente com a velocidade (RPM) mais baixa, gerando o fluxo radial se torna ideal para agitação de produtos viscosos, suspensão de sólidos e é amplamente utilizado na fabricação e preparação de saneantes como detergente, sabonete líquido, sabão líquido e muitos outros.
Âncora (Impulsor tipo âncora)
O Impulsor tipo âncora é indicado para a mistura de produtos viscosos, e um fluxo misto radial e axial proporciona excelentes resultados.
Fabricamos também o disco cowles, ideal para agitação de líquidos com pequenos sólidos que precisar ser dissipados ou triturados.
Turbina Rushton, ideal para agitação de fluidos com pouca viscosidade e alta velocidade (RPM), dissipação de gases em líquidos, místura de fluídos imissíveis e transferência de calor.
Na Mixtura, dispomos de hélices industriais, feitas em aço inox 304, 316, 316-L, para diversas finalidades. Consulte nossos modelos aqui.
Onde Comprar?
Se você está em busca de eixos com hélices de qualidade, não precisa procurar mais. A Mixtura oferece uma ampla variedade desses componentes essenciais para diversas aplicações, desde projetos DIY até necessidades industriais.
Com opções que variam em tamanho, material e design, a Mixtura é o seu destino certo para encontrar o eixo com hélice que melhor atende às suas necessidades.
A empresa se orgulha de oferecer produtos de alta qualidade que são duráveis e eficientes, então você pode ter certeza de que está fazendo um bom investimento.