Bombas sanitárias: saiba mais sobre este equipamento hidráulico

Bomba Sanitária Bombas sanitárias

Bomba Sanitária Bombas sanitárias

As bombas sanitárias são equipamentos de uso específico, com a finalidade de bombear líquidos e lamas higiênicas (misturas de sólidos mais densas do que a água, suspensas em um líquido) por meio de sistemas de dutos de processamento industrial.

Uma bomba sanitária é um agente crítico no transporte de produtos destinados ao consumo ou contato humano, como:

  • produtos farmacêuticos;
  • laticínios;
  • bebidas;
  • alimentos;
  • cosméticos;
  • aditivos alimentares;
  • produtos químicos finos.

Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre este equipamento industrial.

O que caracteriza uma bomba sanitária?

Por definição, as bombas são dispositivos mecânicos que fornecem energia de transporte para mover os fluidos através de tubos e mangueiras. Mas quais qualidades uma bomba deve ter para ser considerada uma bomba sanitária?

Pois bem, para que uma bomba seja considerada sanitária, todos os componentes que entram em contato com o meio fluido devem ser feitos de materiais com propriedades higiênicas.

As bombas sanitárias devem permanecer estéreis para evitar a contaminação dos produtos líquidos em seu interior.

A resistência à corrosão é crítica; portanto, as bombas sanitárias são feitas com materiais não corrosivos.

Tipos de Bombas sanitárias

bomba sanitária centrífuga

Existem quatro tipos básicos de bombas sanitárias: centrífuga, volumétrica, a jato e airlift.

As bombas centrífugas usam força centrífuga para gerar velocidade e usam um impulsor giratório para aumentar a velocidade e empurrar o fluido através da válvula de saída.

As bombas volumétricas usam roletes, engrenagens ou impulsores para mover o fluido para uma cavidade fixa de forma que, quando o líquido existe, o vácuo criado atrai mais fluido.

Por sua vez, bombas a jato forçam o fluido através de um bico, convertendo sua energia em velocidade.

As bombas airlift misturam ar ou gás com o meio líquido de forma que a mistura ar-líquido, com peso específico inferior ao do líquido, suba na tubulação e seja descarregada acima do nível do líquido.

Micro Bomba sanitária

Micro Bomba Sanitária

A Mixtura desenvolveu uma micro bomba sanitária para atender pequenos fabricantes de cerveja artesanal, e outras pessoas que precisam bombear líquidos de forma higiênica como sucos, remédios e bebidas no geral. Sem precisar de uma vazão muito alta, é possível utilizar essa bomba e economizar muito em equipamento!

A menor bomba tem 0,25 cv de potência e atinge cerca de 1.400 litros por hora sem pressão. Em 4,5 mca ocorre o shut off (Vazão = 0), com 4 mca ainda possui uma vazão de 380 litros por hora.

Curva Bombmix 1

Qual é a diferença entre Bombas Sanitárias e Bombas CIP?

Não há diferença.

O CIP (Clean In Place) é essencial nas indústrias porque é um sistema que limpa completamente os equipamentos industriais e mata qualquer bactéria que permaneça em seus interiores.

Isso geralmente é possível devido à circulação de hidróxido de sódio (soda cáustica) nos recipientes, a uma temperatura elevada. Este nível de limpeza também dependerá da duração do ciclo CIP.

Bombas sanitárias de alta pressão

As bombas sanitárias de alta pressão são normalmente usadas para bombear fluidos de alta viscosidade.

Com fluidos de viscosidade mais alta, a queda de pressão no sistema devido ao atrito é geralmente muito maior (dependendo do tamanho do tubo) e isso requer uma bomba capaz de atingir uma pressão mais alta, geralmente um tipo de bomba volumétrica.

As bombas volumétricas são mais fáceis de limpar, pois são menos complexas em projeto e têm estrutura exposta.

De quais materiais são feitas as bombas sanitárias?

As bombas sanitárias devem ser feitas de materiais higiênicos com propriedades resistentes à corrosão.

A maioria delas é feita de aço inoxidável 316L, cobre ou bronze.

As bombas sanitárias não podem apresentar pontos cegos, em relação ao seu ângulo, na câmara da bomba. Então, o material de vedação do equipamento deve ser de qualidade alimentar, como borracha nitrílica, borracha de flúor, borracha de etileno-propileno, teflon e assim por diante.

O tipo da bomba em si pode ser variado: bomba centrífuga, bomba de rotor, bomba de cisalhamento, bomba de parafuso, etc. Portanto, desde que os requisitos acima sejam atendidos, a bomba pode ser considerada sanitária.

Bomba sanitária na prática

Alguns tipos populares de bombas sanitárias comuns hoje são bombas centrífugas para bebidas, bombas de leite e bombas de aço inoxidável para bebidas.

Estes modelos são adequados para transportar leite e outros líquidos semelhantes.

Hoje em dia, as bombas sanitárias são usadas em uma variedade de aplicações comerciais e industriais.

Exemplos incluem: agricultura e horticultura, cervejaria e destilaria, laticínios, processamento de alimentos, serviços de alimentação, aplicações médicas, municipais, suprimentos OEM, nicho farmacêutico e biotecnologia.

Bombmix 3 trat web

Bombas sanitárias da Mixtura a maior qualidade do mercado

Se sua indústria estiver precisando de bombas sanitárias; especialmente, bombas sanitárias centrífugas você poderá contar com a Mixtura!

Somos especialistas na produção e comercialização de equipamentos hidráulicos.

Nossas bombas, feitas em inox, são recomendadas para a transferência de produtos em aplicações que requerem alto nível de higiene.

Como nossas bombas têm acabamento polido, o acúmulo de micropartículas em sua estrutura é menor, o que favorece a remoção de resíduos.

Entre em contato agora e faça uma cotação!

Como podemos Ajudar?

Clicando em "Enviar" eu aceito os termos de uso e política de privacidade