Existem muitos tipos de acessórios e equipamentos industriais usados em indústrias.
Os equipamentos industriais são geralmente grandes e feitos de materiais como titânio e aço para terem maior durabilidade.
Essas máquinas geralmente são necessárias para levantar e mover materiais que chegam a pesar toneladas.
Ao lidar com acessórios e equipamentos industriais que não estão funcionando adequadamente, deve-se interromper seu uso.
Todos os equipamentos e acessórios das indústrias devem ser inspecionados no início de cada expediente, preferencialmente, para que você e sua equipe administrativa tenham certeza de que eles estarão nas melhores condições de uso para os funcionários.
Se você já tem experiência com indústrias, provavelmente já deve ter pensado emacessórios e equipamentos industriais, mas a questão é: quais são os mais populares e os mais críticos para a área industrial?
Abaixo, listamos os equipamentos industriais que mais se destacam por sua funcionalidade, versatilidade e praticidade.
Spray Balls
As spray balls — também chamadas de dispersores para enxágue e cabeçotes — são os componentes principais para a limpeza de tanques e reservatórios (por exemplo tanques de polipropileno e caminhões de coleta de leite).
Elas podem ser encontradas em uma variedade de tamanhos, taxas de fluxo e ajustes para uma ampla gama de trabalhos de limpeza.
Há dois principais tipos de spray balls: fixas e giratórias.
Spray balls fixas disparam jatos contínuos em locais fixos; as rotatórias, por outro lado, como estão em constante movimento, atingem uma área maior em tanques e reservatórios.
Vantagens de usar dispersores para enxágue:
- baixo investimento inicial;
- suas peças dificilmente desgastam, por terem alta durabilidade;
- vários padrões de velocidade dos jatos, materiais e superfícies compatíveis;
- altas taxas de fluxo;
- atua diretamente na implementação de um sistema de limpeza CIP.
Hélices
Uma hélice é uma estrutura em forma de ventilador rotativa que é usada para impulsionar objetos usando a energia gerada e transmitida pelo motor principal do navio.
Em um navio, por exemplo, a potência transmitida é convertida a partir do movimento rotacional para gerar um impulso que dá impulso à água, resultando em uma força que atua no navio e o empurra para frente.
As hélices são classificadas com base em vários fatores. A classificação dos diferentes tipos de hélices é mostrada abaixo:
Classificação por número de lâminas anexadas
As pás da hélice podem variar de uma hélice de 3 pás a uma hélice de 4 pás e às vezes até uma hélice de 5 pás. No entanto, os mais usados são os tipos de 3 pás e 4 e pás.
Classificação por giro da lâmina
O giro de uma hélice pode ser definido como o deslocamento que uma hélice faz para dar uma volta completa de 360 ̊.
Misturadores – equipamentos industriais
Os misturadores industriais são usados no processamento de adesivos, produtos químicos, cosméticos, alimentos e bebidas, revestimentos, papel e celulose, plásticos, produtos farmacêuticos e tratamento de resíduos/água.
As indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética exigem misturadores que atendam a rígidas condições sanitárias.
Produtos químicos, farmacêuticos e alguns polímeros precisam de um misturador com uma superfície interna revestida para processos puros, antiaderentes e ácidos.
Todas essas indústrias requerem uma mistura ou agitação meticulosa dos compostos com os quais trabalham.
A mistura inadequada pode afetar o custo, lucro, horas extras e a quantidade de produtos abaixo do padrão ou sucateados (materiais disfuncionais, com vácuos de ar na superfície, com superfície pegajosa, pontos moles, que sofrem de amolecimento a temperaturas elevadas, que sofrem de mudanças na resistência química ou elétrica, crateras, olhos de peixe, rachaduras ou enfraquecimento do produto final) e muitos outros efeitos colaterais indesejáveis.
Para muitos fabricantes, a mistura é a etapa crucial mais influente para o resultado do produto final.
Novas tecnologias de mistura podem garantir menor tempo de produção, menores custos operacionais, combinar equipamentos de distribuição com mistura, afetar positivamente o uso de energia e o tratamento de resíduos, etc.
Bombas
Geralmente as bombas são usadas para fins de sucção.
Uma bomba de água, por exemplo, suga a água em uma de suas extremidades e a entrega por meio da outra.
Há bombas usadas em quase todas as aplicações, como bombas rotativas, bombas de vácuo, bombas de diafragma, bombas químicas, todas usadas para um propósito — bombeamento, mas devido a certas restrições para cada processo, tipos diferentes são usados nas indústrias.
Tanques
Os tanques de armazenamento industrial podem armazenar vários fluidos.
Em geral, eles são usados para armazenar líquidos orgânicos e não orgânicos. Eles também podem reter vapores, bem como diferentes fluidos inflamáveis.
Os tanques de armazenamento são fabricados em vários modelos e tamanhos. Eles são projetados para armazenar uma variedade de combustíveis, vapores e líquidos industriais.
Existem três tipos principais de tanques de armazenamento de produtos químicos industriais disponíveis:
- tanques de aço inoxidável;
- tanques de polietileno;
- tanques de fibra de vidro.
Os tanques de armazenamento de aço inoxidável são eficazes e duráveis; no entanto, eles não são adequados para muitos ácidos, além de serem a opção mais cara.
Tanques de fibra de vidro são adequados para algumas aplicações. No entanto, eles têm costuras que podem vazar, precisam de maior manutenção, são mais propensos a erros humanos por serem feitos à mão e são suscetíveis a certos produtos químicos.
Tanques de armazenamento de polipropileno constituem os tanques de armazenamento industrial mais versáteis do mercado: são duráveis, têm ótimo custo-benefício, são fáceis de limpar e comportam vários tipos de líquidos.