Tanques: saiba o que são e quais os principais tipos

tanques

Os tanques industriais são amplamente utilizados para armazenar, misturar, dosar e intermediar vários processos envolvendo produtos químicos.

O setor químico, de processamento de cosméticos, de processamento de plásticos, setor siderúrgico, refinarias, geração de energia e energia, indústria gráfica e de papel, indústria de alimentos e bebidas são os principais usuários de tanques industriais.

Os tipos de reservatórios variam de acordo com sua forma (fundo cônico, fundo plano, topo aberto-fechado, cilindro vertical-horizontal), capacidade de retenção e medição.

Adiante, você saberá mais sobre eles.

O que é um tanque?

Os tanques são recipientes utilizados para manipular gases, óleos, água e produtos petroquímicos, empregados para uso industrial.

Na indústria, os tanques vêm em diferentes tamanhos e formas.

Eles podem ser subterrâneos, horizontais e verticais, e ser feitos de concreto, pedra, fibra de vidro, aço ou plástico.

Os tanques industriais podem ser categorizados em vários tipos com base nas substâncias que contêm e alguns outros fatores, como formato, aplicação e material de fabricação.

Vantagens

As vantagens dos reservatórios têm forte relação com seu material de fabricação.

Industrialmente, os principais tanques são feitos de polipropileno, aço inoxidável, concreto e fibra de vidro. Cada um com suas respectivas vantagens; entretanto, o de polipropileno é o que mais se destaca.

O polipropileno é menos comumente usado que o polietileno para tanques, embora seja muito mais forte e tenha um ponto de fusão muito mais alto. Além disso, a estrutura cristalina do polipropileno situa-se entre a do polietileno de baixa densidade (LDPE) e a do polietileno de alta densidade (HDPE).

Os tanques de polipropileno têm várias vantagens em relação aos recipientes de metal tradicionais.

Essas vantagens incluem uma construção perfeita que lhes proporciona maior resistência ao impacto e resistência superior à ferrugem, corrosão, produtos químicos e aditivos de combustível.

Além disso, esses tanques são muito resistentes e também podem ter uma vida útil mais longa do que os de metal, que são propensos a sofrer com rupturas e vazamentos.

Principais tipos de tanques

Os tanques industriais podem ser classificados conforme o fim a que se destinam. Conheça os principais tipos abaixo.

Tanque de armazenagem

Tanque de armazenamento

Os tanques de armazenamento são recipientes que contêm líquidos, gases comprimidos ou meios usados ​​para o armazenamento de calor ou frio a curto ou longo prazo. 

Eles operam sem a necessidade de altas pressões. Os tanques de armazenamento geralmente são de forma cilíndrica, perpendiculares ao solo com fundos planos e teto fixo ou flutuante. 

Existem muitas regulamentações ambientais aplicadas ao projeto e operação de tanques de armazenamento, muitas vezes dependendo da natureza do fluido contido neles. Os acima do solo diferem dos subterrâneos nos tipos de regulamentos a que são aplicados.

Os reservatórios de armazenamento estão disponíveis em vários formatos: cilíndricos verticais e horizontais; topo aberto e topo fechado; fundo plano, fundo cônico, fundo inclinado e fundo achatado. 

Tanque de mistura

tanque de mistura Mixtura

Um tanque de mistura é um recipiente usado para misturar vários componentes. 

Na maioria das instalações fabris, é comum o uso de um tanque de mistura para preparar os materiais que serão utilizados na linha de produção. Grandes quantidades de matérias-primas são colocadas em um grande tanque de mistura e são misturadas suavemente para uso posterior.

Os tanques de mistura são utilizados em uma variedade de indústrias para misturar líquidos ou líquidos e sólidos. Eles são comumente usados na indústria química, farmacêutica, alimentícia, cosmética e de biotecnologia para misturar ingredientes para produzir ou preparar seus produtos.

Também são usados na indústria de processamento de água e tratamento de esgoto para misturar químicos para tratar e purificar a água. Além disso, o tanque de mistura é usado na indústria de papel e celulose para misturar líquidos para produzir pasta de papel.

Tanque de dosagem

tanque dosador Mixtura

O tanque de dosagem fica localizado após fossas sépticas ou outros tanque de esgoto e antes do sistema lateral de distribuição de efluentes. Se estiver num sistema sob demanda, haverá uma bomba que deverá ser ligada quando uma quantidade suficiente de efluente for coletada no tanque e desligada após a administração da dose configurada. 

Os tanques dosadores são utilizados em uma variedade de indústrias para dosar líquidos ou líquidos e sólidos com precisão. Eles são comumente usados na indústria química, farmacêutica, alimentícia, cosmética e de biotecnologia para dosagem de diferentes produtos.

Também são usados na indústria de processamento de água e tratamento de esgoto para dosar químicos para tratar e purificar a água. Além disso, o tanque dosador é usado na indústria de papel e celulose para dosar líquidos para produzir pasta de papel.

Os tanques dosadores são projetados para garantir a dosagem precisa e consistente dos ingredientes, o que é crítico para garantir a qualidade e a segurança do produto final.

Comprar tanques

Se você precisa de um tanque, saiba que a Mixtura é o lugar certo para adquirir um, fabricamos tanques em polipropileno de 50 a 50.000 litros.

Mesmo se você não souber qual o melhor tipo do equipamento para as necessidades de sua indústria, podemos te ajudar.

Nosso time de especialistas está apto a te auxiliar e indicar quais os melhores tanques, equipamentos e acessórios para cada processo industrial.

Trabalhamos com uma linha completa feita em polipropileno, com tanques para serem usados em misturas, armazenagem, dosagem e afins.

Conte com a qualidade que só uma companhia sólida, com anos de experiência no mercado, pode oferecer! Solicite um orçamento.

Como podemos Ajudar?

Clicando em "Enviar" eu aceito os termos de uso e política de privacidade

POSTS RECENTES

QUERO RECEBER NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!