Os misturadores tornaram-se equipamentos padrão em muitas empresas e indústrias.
Sua aplicação no processamento contínuo de fluidos é uma alternativa atraente para a agitação convencional, uma vez que um melhor desempenho muitas vezes pode ser alcançado a um custo menor.
Dependendo de seu tipo, eles costumam ter menor consumo de energia e requisitos de manutenção reduzidos, pois não dependem de peças móveis para funcionar.
Para que servem os misturadores?
Como o nome sugere, eles são equipamentos utilizados para misturar substâncias.
O uso desse tipo de equipamento se faz presente em vários cenários do dia a dia de pessoas e indústrias.
O que é mistura?
Uma mistura é o que você obtém quando combina duas substâncias de tal forma que nenhuma reação química ocorra entre seus componentes — então, caso precise, você poderá separá-los novamente.
Em uma mistura, cada componente mantém sua própria identidade química.
Com base em sua composição, elas podem ser divididas em dois tipos:
- homogêneas: as misturas com composição uniforme em toda a substância são chamadas de misturas homogêneas. Exemplos incluem uma mistura de sal e água, açúcar e água, ar, limonada, a água do refrigerante e assim por diante;
- heterogêneas: as misturas que não são totalmente uniformes são chamadas de misturas heterogêneas. Nessa linha, uma mistura de solo e areia, enxofre e limalha de ferro, óleo e água e afins são heterogêneas por não terem uma composição uniforme. Isso ocorre porque, nesse caso, há duas ou mais fases distintas.
Normalmente, a mistura mecânica é a responsável por combinar dois ou mais componentes, embora outros processos possam fazer o mesmo (por exemplo, difusão e osmose).
Tipos de misturadores
Abaixo, você conhecerá os principais tipos de misturadores disponíveis no mercado.
Misturadores domésticos
Estes são os exemplos mais fáceis de serem imaginados por qualquer pessoa; praticamente todo mundo possui este tipo de casa.
Os exemplares mais comuns incluem liquidificadores, batedeiras e os famosos mixers de mão — uma espécie de liquidificador portátil, bastante utilizado para misturar bebidas e alimentos em recipientes pequenos, como copos e tigelas.
Misturadores industriais
Simplificando, os misturadores industriais fazem o mesmo tipo de coisas que os domésticos – apenas com volumes maiores de materiais.
Especificamente, os misturadores industriais são usados para misturar ou combinar materiais usados para criar produtos para várias indústrias diferentes, incluindo de alimentos, produtos químicos e farmacêuticos, plásticos e minerais.
Nesse sentido, eles diferem daqueles do tipo doméstico porque são usados para criar produtos para várias indústrias, indo além de apenas produtos comestíveis.
Há inúmeras possibilidades de aplicações para misturadores industriais, já que eles possuem alguns subtipos, como:
- Misturador Pneumático
- Misturador Reduzido Pesado
- Misturador Reduzido Leve
- Misturador Vertical Rápido
Já mencionamos aplicações do equipamento, mas existem várias outras indústrias notáveis que merecem destaque.
Isso inclui: biotecnologia, petróleo, biocombustíveis, tratamento de água e tintas e revestimentos.
Misturadores estáticos
Um misturador estático é composto por um invólucro (tubo) e elementos de mistura, mas não possui partes móveis.
Nele, o fluxo através do misturador é o responsável pela mistura de produtos.
Estes equipamentos podem ser usados para misturar líquidos ou dispersar gases neles.
Um adendo é válido: estes equipamentos não são usados para misturar pós ou sólidos junto a líquidos, porque o elemento de mistura obstrui o fluxo e um pó ou sólido pode se acumular neles e bloquear o equipamento.
Misturadores de laboratório
Os misturadores de laboratório são instrumentos que ajudam a formar uma mistura homogênea de mais de um ingrediente.
Eles são usados em muitos tipos de indústrias, como de:
- alimentos e bebidas;
- cosméticos;
- produtos farmacêuticos;
- eletrônicos.
Ademais, os misturadores são importantes para muitos laboratórios que lidam com ciências da vida, tratamento de águas residuais e biotecnologia.
Estes equipamentos atuam conforme rege o conceito de misturadores: agitando as misturas que são colocadas neles.
Os modelos para laboratórios possuem placas em sua estrutura. Estas podem vibrar de duas maneiras: para frente e para trás ou circularmente, para misturar os componentes.
Outros tipos de misturadores têm placas que se inclinam para cima e para baixo, bem como de um lado para o outro, para adicionar elementos à mistura. Já os de laboratório possuem uma ferramenta, como uma pá ou lâmina, que entra na amostra a ser misturada e a agitar mecanicamente.
Encontre os melhores misturadores na Mixtura
Quando falamos de misturadores industriais, é ideal contar com fornecedores de qualidade, dispostos a atender a rigorosos padrões de qualidade em seus equipamentos.
Por isso, aqui, na Mixtura, trabalhamos com o que há de melhor em questão de qualidade.
Fale com um de nossos especialistas e garanta a correta execução dos projetos em sua indústria!